quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Capacitação - Novos rumos

Projeto de capacitação profissional itinerante




APRESENTAÇÃO

O projeto Rádio Escola Itinerante se baseia nos conceitos mais atuais de educação abrangendo com qualidade um quantitativo de pessoas bem acima dos atuais levando-se em conta o método do aluno dentro da sala de aula. Em países desenvolvidos a prática de experiências como por exemplo: dar uma aula de artes ou de história dentro de museus é comum. As escolas se utilizam desse artifício para enriquecer o conhecimentos de seus alunos. O ensino itinerante é uma modalidade recente de ensino e ainda está pouquíssimo estudada no Brasil. Por isso mesmo, toda discussão a seu respeito tem, necessariamente, um caráter preliminar e exploratório. Isto posto, que limites a atuação desses profissionais tem enfrentado e quais possibilidades e potencialidades podem ser vislumbradas? Que perspectivas e aspirações esses professores têm em relação ao futuro de seu trabalho e à sua contribuição para o processo de educação inclusiva?
Assim a proposta de uma capacitação em radiojornalismo tende a abranger um grande número de crianças e em última análise e não menos importante dar a elas um caminho profissional. Os alunos das séries 5ª, 6ª, 7ª e 8ª são o público alvo para os cursos de capacitação em radiodifusão.
Nossa idéia e montar um mini estúdio profissional dentro de uma Van, e a partir e circular durante os dias nas escolas fazendo um roteiro previamente definido em conjunto com a secretaria de Educação nas escolas que seriam agraciadas com o projeto. Os alunos, por sua vez, são motivados a participar do projeto e se lançam nesse desafio realizando produções de programas como se estivessem, de fato, desenvolvendo a tarefa em emissoras profissionais de rádio. Professores e alunos recebem informações de todas as áreas da radiodifusão. Assim sendo, os alunos estão aptos a produzir, apurar, redigir, operar equipamentos, e fazer a locução. O projeto é uma importante peça de ajuda extracurricular.


OBJETIVOS

O projeto tem como prioridade oferecer atividades curriculares e extracurriculares capazes de motivar os alunos ‘a prática da leitura, da escrita e da pesquisa. Com o aprendizado de técnicas de radiodifusão e das tarefas da comunicação social, os alunos têm despertado a vocação profissional, a cidadania, o interesse pelo trabalho voltado para a comunidade e o trabalho em equipe. Assim, os alunos têm experiências de criação e produção.

O projeto Rádio Escola Itinerante é um instrumento pedagógico que estimula a atividade extra classe de capacitação profissional e de estimulo educacional de desenvolvimento social, levando os alunos ‘a pesquisa de temas e assuntos de valor histórico, comunitário, conhecimentos gerais, cidadania, além de ser um fator de sinergia entre alunos, pais, professores, escola e comunidade.


METODOLOGIA

Com uma estrutura diferenciada, mas incorporada ‘as necessidades educacionais, o projeto itinerante terá um cronograma de atuação e de visitas as escolas. Na Van vão estar dois profissionais um jornalista e capacitador e um operador de áudio também capacitador. Serão oito aulas teóricas e práticas, para isso a escola terá que ceder uma sala de aula, ou até mesmo um espaço que poderá ser a sala de leitura, biblioteca entre outros. O projeto também é uma atração muito especial para diretores e professores na motivação de seus alunos e, sem dúvida, permite o envolvimento dos pais e das pessoas das comunidades próximas, assim como das unidades de ensino.


ENSINAMENTOS PRÁTICOS

Os alunos participantes receberão ensinamentos em diversos setores ligados a radiodifusão, como apuração de informações, redação, locução, produção, operação de mesa de áudio, criação de vinhetas, formatação e edição de programas, produção e montagem de reportagens. Outros ensinamentos vão decorrer do trabalho prático, como, eletrônica e informática para o domínio de programas de gravação e edição.


ABRANGÊNCIA

O Rádio Escola Itinerante é responsável pela elaboração de material a ser veiculado por toda a Rede.


PRODUTO

Produção e apoio de produção

A central de produção elabora uma programação que seja de interesse geral, atraente e de fácil absorção por parte do público alvo. Uma equipe de jornalistas profissionais, contratados especialmente para o projeto. Os programas

De caráter informativo, transforma a informação em notícia, sempre levando em conta o que interessa para o bairro e comunidades do entorno das escolas.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

COORDENADOR TÉCNICO (1) – Responsável pelo acompanhamento e pela execução de todo o projeto. Deve se envolver em todas as atividades jornalísticas: da preparação das equipes de cada rádio escola ‘a veiculação final de cada programa.
COORDENADOR ADMINISTRATIVO (1) – Responsável pelo acompanhamento financeiro e administrativo do projeto. Deve se envolver em todas as questões burocráticas, nos levantamentos de custos, execução financeira, assim como acompanhar as prestações de conta;

EDITOR (1) – Responsável pela edição e finalização da programação da Central Rádio Escola Rio. Participa da capacitação com aulas sobre edição. Edita todos os programas que são veiculados;

CAPACITADORES -(2) – Trabalha na capacitação dos alunos. Deve possuir vocação didática para orientar os estudantes envolvidos no projeto;

OPERADOR (2) – Profissional especializado. Responsável pela “montagem” dos programas ao lado do Editor e dos alunos. Transmite o conhecimento técnico como, por exemplo, o funcionamento de sistemas operacionais e equipamentos de última geração utilizados em radiodifusão. Ensina a criar vinhetas e fazer sonoplastia;


PRODUTOR (1) – Produz reportagens, marca entrevistas, coordena as saídas de equipamentos e de pessoal no dia-a-dia;

APOIO TÉCNICO EM ELETRÔNICA (1) – Responsável pela montagem do sistema de transmissão e recepção, bem como pela manutenção dos equipamentos eletro-eletrônicos. Faz as conexões dos equipamentos, como: caixas acústicas, monitor de áudio, receptor AM/FM, híbrida, mix de áudio etc;

AUXILIAR ADMINISTRATIVO (1) – Apoio do Coordenador Administrativo.


*Site de montagens de equipamentos em vans e ônibus:
http://www.conectbus.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário